• pic1
  • loadind pic...
  • loadind pic...
  • loadind pic...
casagondomil

Pontos de Interesse


Ver Pontos de Interesse Casa de Gondomil - Alpendorada num mapa maior


1.
Cais de Bitetos (500m a jusante da Casa de Gondomil)– Ponto estratégico de ancoragem dos barcos de cruzeiro e de recreio que navegam no rio Douro. Possui uma praia fluvial com nadador salvador e bares com esplanadas de apoio - a 5 minutos.


2. Ilhota do Outeiro (750m a jusante da Casa de Gondomil)– Em frente ao Cais de Bitetos, na confluência dos rios Paiva e Douro. Mais conhecida por ilha dos Amores. É Património Classificado - a 5 minutos (de barco).


3. Convento de Alpendorada (1000m a montante da Casa de Gondomil) – Mosteiro de beneditinos construído no séc. XI - a 5 minutos.


4. Memorial de Alpendorada – Arco ogival, situado no centro de Alpendorada, do século XII e classificado como Monumento Nacional (MN) - a 5 minutos.


5. Castro-Citânia Santiago (Arados) – Castro pré-romano correspondente a uma velha “civitas” situada no pico do monte dos Arados ou de Santiago, em Alpendorada - a 10 minutos.


6. Castro do Monte Mózinho – Povoado fortificado dos finais da Idade do Ferro. Localiza-se em Penafiel, freguesia de Oldrões, na estrada para Entre-os-Rios. Classificado como Imóvel de Interesse Público (IIP) - a 20 minutos.


7. Cidade Romana de Freixo (MN) – Cidade romana Tongobriga que foi de grande importância, num local priviligeado de ligação entre os rios Tâmega e Douro - a 25 minutos.


8. Igreja (MN) e Mosteiro de Vila Boa do Bispo (IIP) – Construção milenar na freguesia de Vila Boa do Bispo, em Marco de Canaveses - a 15 minutos.


9. Igreja de Vila Boa de Quires (MN)- Na freguesia de Vila Boa de Quires, em Marco de Canaveses - a 35 minutos.


10. Núcleo Histórico de S. Nicolau – Composto por:

-Igreja Românica de Sobretâmega (IIP) – na margem direita do Tâmega, freguesia de Sobretâmega;

-Igreja de São Nicolau (IIP), Capela de São Lázaro (IIP) e Pelourinho de São Nicolau (MN – na margem esquerda do Tâmega, freguesia de São Nicolau, em Marco de Canaveses - a 35 minutos.


11. Igreja de Santa Maria de Fornos – Da autoria do arquitecto Álvaro Sisa. Obteve o prémio Iber Fad, situada na freguesia de Fornos, em Marco de Canaveses - a 25 minutos.


12. Obras do Fidalgo (IIP) – Obra inacabada do séc. XVIII, na freguesia de Vila Boa de Quires, em Marco de Canaveses - a 35 minutos.


13. Casa dos Arcos (IIP) – Na freguesia de Rio de Galinhas, em Marco de Canaveses - a 25 minutos.


14. Casa de Tormes – pertencente à Fundação Eça de Queiroz, na freguesia de Stª Cruz do Douro, em Baião - a 35 minutos.


15. Estação Arqueológica de Santa Maria do Cárquere – Localizada em Cárquere (margem esquerda do rio Douro), em Resende - a 45 minutos.


16. Barragem de Carrapatelo – No rio Douro, com 57 metros de altura, tendo sido concluída em 1972. De destacar a eclusa de navegação - a 30 minutos.


17. Termas de S. Vicente – Termas de grande nomeada no passado, recuperadas recentemente, com águas sulfurosas recomendadas para as vias respiratórias, com SPA, próximo de Entre-os-Rios - a 15 minutos.


18. Igreja do Salvador de Cabeça Santa (MN) – Faz parte da Rota do Românico do Vale do Sousa, situada na freguesia de Cabeça Santa - a 15 minutos.


19. Igreja de São Miguel de Entre-os-Rios (MN) – Faz parte da Rota do Românico do Vale do Sousa,situada na freguesia de Eja - a 20 minutos.


 

 Nota: o tempo indicado é aproximado e em transporte automóvel